terça-feira, 22 de dezembro de 2009

À l'invers

Sonhos, na definição, são coisas boas, diferentes dos pesadelos. Na maioria das vezes sonhamos com as coisas que mais desejamos, no entanto impossíveis de acontecer.
Quando sonho com as minhas coisas impossíveis e caio na horrível realidade que tal coisa não pode acontecer...esse para mim é o pior pesadelo.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Longe....

Longe eu acabei descobrindo que...

Escutar Chico Buarque é reconfortante (e que quando ele fala francês, tem um sotaque mto fofo)
Ler O Pequeno Príncipe em francês e enteder e filosofar sobre o livro é demais
Fazer bolo para a família de quarta a tarde é simpático e gratificante
É legal ir na biblioteca para escutar música
Matemática não é tão ruim assim
Meus desenhos não são tão ruins como eu pensava
Quem fala que europeus não são frios é mentiroso
As pessoas acham que América Latina é fim do mundo
Acham que no Brasil falamos espanhol e às vezes que a capital é Buenos Aires
Chuva+frio não é uma boa combinação
Frio+dia aberto é a melhor combinação
Algumas pessoas fazem muita falta
Outras pessoas é melhor ficar sem muito contato
Portugueses são cariocas que falam muito rápido(mas muito mesmo) e embolado
Pessoas estranhas são mais abertas
As meninas vão com roupa de desfile de moda e maquiagem pra escola (e eu com meu moletão!)
Escrever faz bem para a alma
Chorar de rir é difícil quando não se tem seus verdadeiros amigos do lado
Pessoas de língua francesa sooooofrem para falar inglês
O tempo passa rápido demais
Eu não queria estar em qualquer outro lugar além daqui agora!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009



Hoje antes da aula de matemática eu lembrei do curso de francês...que me lembrou o Happy Hippo (o da foto! hihi très mignon e bon ;P) e que me lembrou a Maria...
Mas aí os pensamentos se interromperam pq o professor ia entregar as provas de matemática corrigidas! Para a minha surpresa...TIREI 4 (VALENDO 6)!!!!!!! Sem conhecer a matéria direito e sem calculadora!
Me achei uma gênia e até me deu vontade de prestar atenção na aula e fazer todos os exercícios bonitinhos e...aprender alguma coisa!!!

domingo, 22 de novembro de 2009

Francês-Français

O francês está em fase de impregnação na minha cabeça. Mas de vez em quando dá aquele pane e eu paro para pensar: poxa, mas que bizarro...e aí ferro! Pq eu não paro mais de pensar! xD
Foi isso que aconteceu um outro dia na escola conversando com duas meninas da minha classe, uma portuguesa e a outra suíça. A gente falando de línguas e tal e eu comentei que o português de Portugal é bem diferente do português do Brasil..."que em Portugal vocêsutilizam o tu, como no francês"...e a suíça virou e perguntou: "vcs usam oque para o tu?". E a portuguesa explicou que nós só temos o vós. Eu fiquei meio em estado de choque...vós?!?!Pois é .. você .. vós merce. Mas por sorte não usamos a mesma conjugação!!!!
E depois voltando da escola sozinha e escutando musiquinha...pensando na conjugação...e comecei ver que por um lado o francês é uma língua incompleta. É isso mesmo! Temos sempre que colocar o sujeito quando vamos usar algum verbo. SEMPRE. Para mim isso soa super repetitivo e chato...porque eu sempre fiz exercícios de português para tirar a repetição contínua de pronomes pessoais. E quando me vejo escrevendo em francês, com aquele monte de pronomes pessoais...às vezes me da desgosto. Mas na verdade temos que fazer isso porque a maioria dos verbos quando se conjuga, as 3 primeiras pessoas do singular e a terceira do plural tem a mesma pronunciação porém quase sempre muda a escrita. Então-porque-esse-monte-de-letra-se-a-gente-não-fala-e-tem-que-colocar-um-monte-de-pronome-pessoal-na-frente?!?!?!?!¬¬" (isso fico nerd pra caramba, eu sei, mas eu precisava! Agradeço a compreensão!xD)
Outra coisa é a negação! Ai como é chato fazer frases negativas...pq como se não bastasse o "ne" antes do verbo tem que colocar o maldito "pas" dps do verbo. E quando entra os complementos de objeto direto ou indireto .. isso piora!!! Aí outro dia eu esqueci de colocar o "pas" dps dp verbo e a pessoa achou q eu tinha falando uma frase afirmativa. Então-porque-falamos-o-ne-se-ninguém-ouve?!?!?!¬¬"
Mas isso são besteirinhas de extrangeiro que consegue achar problemas onde não tem...é simplesmente o ponto de vista...Mas eu acho interessante escrever isso.
Mas quer saber? Eu não troco o meu francês por nenhuma outra língua!

Música, violoncelo, orquestra

Música. Algo essencial para mim e que me fez abrir uma porta incrível aqui no intercâmbio: participar de uma orquestra. A Orquestra de Câmara de La Chaux-de-Fonds, da qual alguns jovens (quatro para ser mais exata) fazem parte, alguns adultos e muitos velhinhos. Mas esse que é o mais legal...porque as pessoas de mais idade são muito mais abertas a te receber e dá para conversar facilmente...sem precisar mostrar que vc é "cool" (o francês roubou a expressão do inglês, só não pegou o sotaque...hahaha).
O esquema da orquestra é o seguinte: tem três temporadas de concerto, a primeira em novembro, segunda em março e terceira em junho. Para cada concerto, peças novas. Peças não muito fáceis e super legais de tocar!
Comecei final de agosto na orquestra e ensaiamos "La Forza Del Destino" de Verdi, um concertino de Toshiro Mayuzumi para orquestra e xilofone (isso foi realmente demais), Suíte Pastoral de Chabrier(não tãão legal assim...) e duas peças feitas pelo maestro (Scherzolino Diabolico e Hector et la Vouivre). Durante os ensaios percebi realmente o que é tocar em uma orquestra...estudar em casa e ver que as peças difíceis saiu em praticamente dois meses. Percebi tb que eu detesto que o número oitenta aqui é quatre-vingt (quatro vinte, simj é bizarro), porque meu cérebro burro ainda não acostumou com isso e eu nunca consigo ligar o maldito quatro-vinte com oitenta. Entendo ou quatro, ou vinte, ou até quatrocentos! Mas nunca o maldito oitenta!!! E eu sempre me perdia quando o maestro queria que pegássemos no compasso quatre-vingt...
Aí vc percebe também como q é o esquema dos caras bons e que tocam bem e que se metem a espala. Dos violoncelos...enquanto a gente estava tirando as músicas e ensaiando pra algo dar certo .. de vez em quando ia um violoncelista que tocava bem e que vivia mechendo nas arcadas e tal...para mim o espala era ele! Até que uma semana antes do concerto eu conheci o verdadeiro espala! Que coisa não?! E por mais que o cara toque bem...ele sempre errava naquela entrada que engana todo mundo...ou naquele tempo chato...ou aquela nota, ou aquela arcada. E...tá bom, ele toca bem...mas isso não é motivo para ficar se achando. Violinista já é metido de nascença (hehehe) mas violoncelista quando pega pra ser metido sai de baixo!!!!!!E depois descobri que ele seria o meu professor de cello e que por sorte eu decidi não fazer(aqui tudo é o olho da cara!!).
Sobre o concerto para orquestra e xilofone...na verdade eu acho que aquilo é uma marimba...mas aqui eles falam xilofone. Bom, foi a primeira vez que vi uma marimba tão bem tocada em toda a minha vida. Eu fiquei fascinada. É totalmente especial quando vc escuta um som e lembra de uma cor. Pois é, teve uma parte da música que do nada quando começou o solo de marimba eu lembrei do azul, um azul bonito (não fumei nada não tá!!!).
É...a música!

sábado, 14 de novembro de 2009

Parabéns para mim ...

Jouyeux anniversaire...pour Juliá!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Momento da poesia moderna

Olhos azuis, olhos verdes
Claros, frios, distantes
Não os compreendo
Nem ao menos os conheço
Para mim...tant pis!
Ainda não é o momento...

O que me faz falta
São aqueles seus olhos
E aquela sutil felicidade
(Algo só nosso talvez...)

E quando bate a saudade
São os seus olhos
Olhos castanhos (e amarelados...)


E viva a poesia moderna .. que se dependesse de sonetos eu nunca ia me meter a escrever nada

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

E me valeu o dia ..

Hoje eh sexta-feira .. no momento estou em um horario livre .. acabei de voltar do ensaio da orquestrinha da escola .. que foi sussa! A música aqui me ajuda muito .. no momentos dos ensaios é um dos únicos em que eu posso participar de um grupo e não precisar falar ou ficar procurando assunto!! Hahaha e no fim eu me sinto muito bem e enturmada sem precisar falar uma palavra as vezes!! Hehehe
O legal é que depois dos ensaios eu deixo o meu violoncelo na sala de música .. e no mesmo horario tem aula de musica de uma outra sala .. e fica todo mundo esperando o prof vir abrir a sala .. e eu fico lah tb .. bom, hoje chegou do nada todas as meninas que estavam esperando e perguntaram meu nome .. aí eu falei Júlia .. e como sempre a pessoa nao entende direito pq na verdade eu teria que falar Juliá .. usauhsauhassuh aí eu falei que sou brasileira .. aí todas: aaaaah!!!vc é a brasileira!!!Hahahaha foi mto engraçado .. as vezes aqui eu tenho a sensaçao de que todo mundo me conhece mas eu nao conheço ninguem!! Bizarro porém divertidíssimo! Aí a gente já começou conversar e tal( na verdade elas foram conversar comigo pra perguntar do violoncelo .. é isso que eu tava pensando, eu já sou a estranha e ainda com um violoncelo nas costas!!) .. mas cara .. isso mudou o meu humor de uma maneira incrivel! Hoje eu acordei meio cansada .. sabendo que ia ter aula até as 5 da tarde .. e ter que sorrir para todos .. estava me sentindo meio intrusa na sala .. mas aí acontece essas coisas e eu já mudo completamente!!!

Bisous! =*

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mudanças sãos boas

Pois é gente .. mudanças ..
bom .. eu estava na sala de espanhol .. a qual não tinha a bendita química (antes era maldita mas vcs vao ver q se nao fosse por ela ..)
aí ligou mamae, papai, irmã, corpo de bombeiro pra me falar q seria muito dificil revalidar meus estudos no Brasil .. eu fiquei desesperada!!Simplesmente nao podia perde tudo o que vou fazer aqui .. e eu não sabia se ainda daria tempo de muda de classe .. mas bom
segunda cheguei com a cara de pau pro diretor .. fiz um sorrisinho de desculpa .. "Bonjour! Je dois vraiment avoir la chimie, est-ce que je peux changer de classe??" Fiquei reformulando essa frase duas horas antes de falar e fiquei ensaiando tb!!(aliás .. td q eu vo falar aqui eu faço isso .. reformulo a farse e fico repassando na cabeça .. uhasuhsuhasu).
Ele falou que ia ver qq poderia fazer e a tarde eu voltava pra conversa com ele ... mas nao ia ter muito problema não pelo o que eu percebi!
A tarde voltei e ele já me deu o papelzinho com os novos horarios da minha nova sala de Biologia e Química. E eu ia começar na minha nova sala no dia seguinte .. terça ..
Chegou terça de manhã eu já sabia que ia ser horrível e que ninguem ia olhar pra mim, tds iam virar a cara e torcer o nariz ..
Que nada!!!Cheguei lá tinha duas meninas q eu ja conhecia da classe de italiano e elas foram super simpaticas comigo! Nao soh elas mas todas as meninas foram legais!! Elas respondiam com um sorriso quando eu perguntava alguma coisa e devolviam a pergunta!!Nossa, isso foi realmente demais!(uhasuhasuhs q pessoa boba eu .. mas quando ninguem legal conversa com vc é realmente deprimente). O professor me apresentou pra classe .. e sei lá, eu me senti muito, mas muito bem mesmo nessa nova classe!!!
E foi aí que eu percebi que tudo tem um proposito .. se eu nao tivesse passado duas semanas naquela classe de espanhol nada a ve com um povo meio estranho .. eu nao ia dar tanto valor pra essa que eu estou agora !!
Eeh, e hoje foi o meu primeiro dia da orquestra bandinha da escola e o regente esqueceu de fazer o arranjo pra cello .. mas como eu ja sabia q ele ia esquece nao me espantei muito .. uhasuhasuhasuhas eles estão tocando jazz agora e tem uns lances de improviso ae pro meio .. acho q isso vai ser dahora ..
hj a noite pego o trem pra Cossonay (Lausanne praticamente) pra casa da Mariaaaaa!!ééé .. depois de um mes sem nos vermos vai ter muuita fofoca pra por em dia .. por isso q volto só no domingo a noite!!!xDD

C'est ça pour le moment ..
Bisous!!!!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Meus dois primeiros meses! :)

Aee povo .. resolvi escrever ! uashsauhashuasuhas
Faz quase dois meses que estou aqui e vou tentar resumir algumas coisas e alguns sentimentos durante esse tempo ..
Dia 21 de agosto cheguei! Ufa! Ufa nada!! Depois de 11 horas no avião sem dormir e muuuuito cansada .. tem o encontro com a família .. eu perdida de tuudo não sabendo o que falar .. tentando entender um francês que nunca ouvi na minha vida e vendo paisagens lindas e maravilhosas que passavam pela janela do carro, e eu não podia dormir, não podia perder as paisagens, tinha que me comunicar com a minha família, dar alguma risada .. loucura!
O melhor foi quando eu lembrei que não iria para a minha nova casa .. e sim para a casa de um primo que mora perto de zurich(a 2 horas e meia da minha nova cidade) pq iria ser o batismo dos dois filhos adotivos dele e o meu pai aqui, Albert, iria ser o padrinho de um deles! E para eu entender isso em francês?!? Ashuashushauhuas
Por muita sorte a noite quando eu entrei no MSN tinha on uma pessoa mega especial e era de quem eu precisava pra me sentir um pouco mais reconfortada .. e essa noite foi uma das melhores noites de sono da minha vida!huashuashuasuhas
De manha o batismo .. só que batismo significa encontro de família e de amigos .. e eu era a brasileira que caiu lah de para-quedas neh! Sorriem e acenem garotos! É .. foi isso q eu fiz!!
Depois do almoço fomos em direção a La Chaux-de-Fonds! Eu tava louca pra finalmente chegar e arrumar tudo as minhas coisas .. conhecer a cidade .. a casa e td mais!!
Do dia 24/08 ao 18/09 fiz o curso intensivo de francês em Lausanne, a 1 hora e meia de trem da minha cidade .. e qual foi a minha felicidade em descobrir que na classe teria a outra brasileira q está na parte francesa tb(e q viajou do meu lado no avião!!!), a Maria que, mais tarde tornou-se uma super amiga minha aqui e eu não sei o que faria sem ela nesse primeiro mês!!!
Aí eu comecei arrumar minha vida aqui .. encontramos um violoncelo pra alugar .. fiz minha carteirinha na biblioteca da cidade .. comprei chip de celular daqui(pq q eu to falando isso? Auhshuasuhashsu)
Mas quando começou chegar na ultima semana do curso eu já não estava muito mais agüentando .. pq no fim eu não conhecia ninguém da minha idade que mora aqui na minha cidade .. não tinha muita gente pra eu sair .. deu uma solidãozinha, mas nada que um fim de semana diferente na casa da Maria não faça né! Fomos pra Zurich encontrar os outros brasileiros q estão aqui .. aí deu uma animadinha! Uasuhashuashuas
Aí um dia chega a minha mãe daqui, Isabelle, com um pacotinho falando: ‘Olha Júliá(uashshaushau aqui eu sou Juliá com a tônica na última sílaba, mania de francês de oxítonas, e isso foi nerd pra caramba..) eu achei isso aqui na loja de produtos importados .. você conhece??’ E qual foi a minha surpresa quando li ‘Pao de Queijo’ !!!!! uhashshuasuhasuhas não vo fica sem pão de queijoooo uihuuuul !(uhashuuhash q felicidade de gordinha).
Fui visitar a fábrica de chocolate da Cailler com o grupo do curso de francês .. ver a fábrica nem vimos muito não.. mas a gente ficou um bom tempo na degustação! Ahsuhauhashuas imagina se eu não me diverti lá não!!! Aliás .. aqui eu como chocolate td dia .. isso q eh felicidade! Auhshshauhuashuas
Primeiro feriado q teve o pai já quis viajar, fomos para Lugano(o cantão italiano e maravilhoooooso da Suíça) no apartamento da irmã dele. Foi na saída da viagem q eu descobri que nem toooodos os suíços são pontuais .. estava marcado para sair as 8 e saímos as 8 e meia .. ashuhasuashuhasuhuas As paisagens na viagem foram lindas!!!!
Depois seria a minha primeira semana de escola!!! Eu estava super animada para finalmente ir pra escola .. mas a animação acabou meio rápido .. pq realmente não foi fácil .. e só vem as nerdinhas falar com vc .. eu tento me conversar com os outros e td mundo me olha como se eu fosse um bicho estranho. E com o meu francês não da pra falar o que eu quero pra chegar conversando com as pessoas ..isso foram duas semanas de escola.. aí quando começou bater o desespero: 15 dias de FÉRIAS DE OUTONO!!!!!!!!!uuuuuuufa, isso foi realmente abençoado .. (o ultimo dia de aula antes das férias eu estava bem mal e não sabia mesmo o que fazer .. pq continuar assim na escola não iria dar .. conversando com a Marília, q ta na França e eu conheci ela no ORCA e q virou uma super amiga tb, ela falou q com ela foi a mesma coisa e qq ela fez para mudar isso??’seja brasileiraaaaaaaa’ foi o que ela me disse!!!eu parei pra pensar e é verdade .. eu realmente não estava sendo eu .. toda quetinha na sala e tal .. bom, aguardo voltar as aulas para tentar isso .. ahsushauhsauhass)
Nas férias eu fui com a minha mãe e minha irma passar três dias em Maastricht, na Holanda(10 horas de carro só ..), na casa da irmã mais velha, Marie-Florence, q estuda lá, ela faz artes liberais (xD). E depois fomos para Bruxelas na Bélgica passar uma semana lá .. foi bem legal e tal! Viagem com a família sempre da uma aproximada ! Fiquei mais amiga da minha irmã tb, Camille .. isso pra mim foi ótimo (pq eu já estava começando me sentir mal por não ter conseguido ainda ficar um pouco mais amiga dela) !!!
E quando eu vi faz quase dois meses que estou aqui .. e esta experiencia está sendo realmente incrível!! As pessoas sempre me perguntam se eu tenho saudades de casa .. sim, eu tenho saudades, mas é uma saudade saudável .. pq eu sei que vou voltar e vou continuar minha vida .. tenho que aproveitar essa incrível oportunidade aqui!!!!!:D
É isso aí! ;)
Até logo =*

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Lágrimas Ansiosas

[Ouvindo U2 :D]
É isso aí gente! O grande dia é amanhã!!!O que estou sentindo é uma mistura de tudo .. mas o sentimento principal é a ansiedade e a felicidade de que finalmente terei o tão planejado ano!
Lógico que as lágrimas são inevitáveis. Elas são saudáveis, me faz cair na real que essa nova etapa está começando e tem muita gente comigo me apoiando!
Malas prontas e coração pronto! Agora é pra valer!



E amanhã antes de ir vou comer um PÃO DE QUEIJO!!!!Hahushuashuashuas

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Festinhas de Despedida

Quinta-feira sai com o pessoal do kung fu para uma pequena despedida e sexta teve uma festa ahn...quase que surpresa(hehehe) dos amigos!(Cá, eu sei q vc teve a enorme participação nisso!Valeuzão!!E lógico, valeuzão pra td mundo que ajudou e compareceeu!!:D)
Mas o mais legal disso é que como as festas foram adiantadas, não foi aquela choradeira(tá bom gente, tá td mundo falando que o blog ta ficando emo demais, entao vo coloca animação aqui tá!!) Festa tem que ser feliz (viva viva!), e principalmente festas de despedidas. Penso que elas servem para os convidados falarem pra vc aproveitar e talz e vc se sentir bem e deixar aquele "sentimento ruim de estou deixando todos" de lado.(Uoou!Very nice conclusion!xD)
É bem reconfortante quando os amigos (e parentes e etc) te dão aquele sorriso e falam: td vai dar certo!
Nessas horas vc vê que nunca está sozinho. (aaaai que lindo isso!)

To animandinha gente! Hoje(ou ontem, sei lá, agora são 2 da manhã...) o dia foi ótimo !!:D

domingo, 2 de agosto de 2009

Esclarecendo

Farei o intercâmbio para Suíça e ficarei na parte francesa, em uma cidade chamada La Chaux-de-Fonds, situada no cantão de Neuchâtel. Tem aproxamadamente 37.000 habitantes e tem uma forte tradição em fazer relógios (até foi colocada como patrimônio mundial pela UNESCO).

sábado, 1 de agosto de 2009

Caiu a ficha!

Hoje, faltando 20 dias para o grande dia da viagem à Suíça, entendi que realmente vou fazer o intercâmbio. E foi aí que surgiu a idéia do blog!
São tantas coisas que passam na cabeça porém nada concreto. Na verdade eu não quero ter nada concreto por enquanto, o melhor é deixar chegar lá e ver com os próprios olhos. Em um ponto estou sendo batante pessimista com as idéias que me passam, é uma maneira fácil de controlar a ansiedade e também a decepção a chegar lá. É como eu falava para os meus amigos intercambistas (loucos, lógico) no acampamento de orientação: se você imaginar que lá irá morar na lama, chegar lá e tiver terra, já é uma surpresa boa!!!
Mas de uma coisa eu tenho certeza: 11 meses fora de casa, longe dos pais, irmã, amigos e em um lugar totalmente estranho (OMG!hahaha) será uma experiência incrível!

;)