quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Longe....

Longe eu acabei descobrindo que...

Escutar Chico Buarque é reconfortante (e que quando ele fala francês, tem um sotaque mto fofo)
Ler O Pequeno Príncipe em francês e enteder e filosofar sobre o livro é demais
Fazer bolo para a família de quarta a tarde é simpático e gratificante
É legal ir na biblioteca para escutar música
Matemática não é tão ruim assim
Meus desenhos não são tão ruins como eu pensava
Quem fala que europeus não são frios é mentiroso
As pessoas acham que América Latina é fim do mundo
Acham que no Brasil falamos espanhol e às vezes que a capital é Buenos Aires
Chuva+frio não é uma boa combinação
Frio+dia aberto é a melhor combinação
Algumas pessoas fazem muita falta
Outras pessoas é melhor ficar sem muito contato
Portugueses são cariocas que falam muito rápido(mas muito mesmo) e embolado
Pessoas estranhas são mais abertas
As meninas vão com roupa de desfile de moda e maquiagem pra escola (e eu com meu moletão!)
Escrever faz bem para a alma
Chorar de rir é difícil quando não se tem seus verdadeiros amigos do lado
Pessoas de língua francesa sooooofrem para falar inglês
O tempo passa rápido demais
Eu não queria estar em qualquer outro lugar além daqui agora!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009



Hoje antes da aula de matemática eu lembrei do curso de francês...que me lembrou o Happy Hippo (o da foto! hihi très mignon e bon ;P) e que me lembrou a Maria...
Mas aí os pensamentos se interromperam pq o professor ia entregar as provas de matemática corrigidas! Para a minha surpresa...TIREI 4 (VALENDO 6)!!!!!!! Sem conhecer a matéria direito e sem calculadora!
Me achei uma gênia e até me deu vontade de prestar atenção na aula e fazer todos os exercícios bonitinhos e...aprender alguma coisa!!!

domingo, 22 de novembro de 2009

Francês-Français

O francês está em fase de impregnação na minha cabeça. Mas de vez em quando dá aquele pane e eu paro para pensar: poxa, mas que bizarro...e aí ferro! Pq eu não paro mais de pensar! xD
Foi isso que aconteceu um outro dia na escola conversando com duas meninas da minha classe, uma portuguesa e a outra suíça. A gente falando de línguas e tal e eu comentei que o português de Portugal é bem diferente do português do Brasil..."que em Portugal vocêsutilizam o tu, como no francês"...e a suíça virou e perguntou: "vcs usam oque para o tu?". E a portuguesa explicou que nós só temos o vós. Eu fiquei meio em estado de choque...vós?!?!Pois é .. você .. vós merce. Mas por sorte não usamos a mesma conjugação!!!!
E depois voltando da escola sozinha e escutando musiquinha...pensando na conjugação...e comecei ver que por um lado o francês é uma língua incompleta. É isso mesmo! Temos sempre que colocar o sujeito quando vamos usar algum verbo. SEMPRE. Para mim isso soa super repetitivo e chato...porque eu sempre fiz exercícios de português para tirar a repetição contínua de pronomes pessoais. E quando me vejo escrevendo em francês, com aquele monte de pronomes pessoais...às vezes me da desgosto. Mas na verdade temos que fazer isso porque a maioria dos verbos quando se conjuga, as 3 primeiras pessoas do singular e a terceira do plural tem a mesma pronunciação porém quase sempre muda a escrita. Então-porque-esse-monte-de-letra-se-a-gente-não-fala-e-tem-que-colocar-um-monte-de-pronome-pessoal-na-frente?!?!?!?!¬¬" (isso fico nerd pra caramba, eu sei, mas eu precisava! Agradeço a compreensão!xD)
Outra coisa é a negação! Ai como é chato fazer frases negativas...pq como se não bastasse o "ne" antes do verbo tem que colocar o maldito "pas" dps do verbo. E quando entra os complementos de objeto direto ou indireto .. isso piora!!! Aí outro dia eu esqueci de colocar o "pas" dps dp verbo e a pessoa achou q eu tinha falando uma frase afirmativa. Então-porque-falamos-o-ne-se-ninguém-ouve?!?!?!¬¬"
Mas isso são besteirinhas de extrangeiro que consegue achar problemas onde não tem...é simplesmente o ponto de vista...Mas eu acho interessante escrever isso.
Mas quer saber? Eu não troco o meu francês por nenhuma outra língua!

Música, violoncelo, orquestra

Música. Algo essencial para mim e que me fez abrir uma porta incrível aqui no intercâmbio: participar de uma orquestra. A Orquestra de Câmara de La Chaux-de-Fonds, da qual alguns jovens (quatro para ser mais exata) fazem parte, alguns adultos e muitos velhinhos. Mas esse que é o mais legal...porque as pessoas de mais idade são muito mais abertas a te receber e dá para conversar facilmente...sem precisar mostrar que vc é "cool" (o francês roubou a expressão do inglês, só não pegou o sotaque...hahaha).
O esquema da orquestra é o seguinte: tem três temporadas de concerto, a primeira em novembro, segunda em março e terceira em junho. Para cada concerto, peças novas. Peças não muito fáceis e super legais de tocar!
Comecei final de agosto na orquestra e ensaiamos "La Forza Del Destino" de Verdi, um concertino de Toshiro Mayuzumi para orquestra e xilofone (isso foi realmente demais), Suíte Pastoral de Chabrier(não tãão legal assim...) e duas peças feitas pelo maestro (Scherzolino Diabolico e Hector et la Vouivre). Durante os ensaios percebi realmente o que é tocar em uma orquestra...estudar em casa e ver que as peças difíceis saiu em praticamente dois meses. Percebi tb que eu detesto que o número oitenta aqui é quatre-vingt (quatro vinte, simj é bizarro), porque meu cérebro burro ainda não acostumou com isso e eu nunca consigo ligar o maldito quatro-vinte com oitenta. Entendo ou quatro, ou vinte, ou até quatrocentos! Mas nunca o maldito oitenta!!! E eu sempre me perdia quando o maestro queria que pegássemos no compasso quatre-vingt...
Aí vc percebe também como q é o esquema dos caras bons e que tocam bem e que se metem a espala. Dos violoncelos...enquanto a gente estava tirando as músicas e ensaiando pra algo dar certo .. de vez em quando ia um violoncelista que tocava bem e que vivia mechendo nas arcadas e tal...para mim o espala era ele! Até que uma semana antes do concerto eu conheci o verdadeiro espala! Que coisa não?! E por mais que o cara toque bem...ele sempre errava naquela entrada que engana todo mundo...ou naquele tempo chato...ou aquela nota, ou aquela arcada. E...tá bom, ele toca bem...mas isso não é motivo para ficar se achando. Violinista já é metido de nascença (hehehe) mas violoncelista quando pega pra ser metido sai de baixo!!!!!!E depois descobri que ele seria o meu professor de cello e que por sorte eu decidi não fazer(aqui tudo é o olho da cara!!).
Sobre o concerto para orquestra e xilofone...na verdade eu acho que aquilo é uma marimba...mas aqui eles falam xilofone. Bom, foi a primeira vez que vi uma marimba tão bem tocada em toda a minha vida. Eu fiquei fascinada. É totalmente especial quando vc escuta um som e lembra de uma cor. Pois é, teve uma parte da música que do nada quando começou o solo de marimba eu lembrei do azul, um azul bonito (não fumei nada não tá!!!).
É...a música!

sábado, 14 de novembro de 2009

Parabéns para mim ...

Jouyeux anniversaire...pour Juliá!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Momento da poesia moderna

Olhos azuis, olhos verdes
Claros, frios, distantes
Não os compreendo
Nem ao menos os conheço
Para mim...tant pis!
Ainda não é o momento...

O que me faz falta
São aqueles seus olhos
E aquela sutil felicidade
(Algo só nosso talvez...)

E quando bate a saudade
São os seus olhos
Olhos castanhos (e amarelados...)


E viva a poesia moderna .. que se dependesse de sonetos eu nunca ia me meter a escrever nada