Sinto-me estranha e acho graça quando algumas palavras não vem na cabeça e depois tudo começa enrolar. Explico contando o que me acontece hoje.
Pela manhã, o professor pede-me para ler alto a questão. E eu com a minha mania de querer ler rápido para acabar logo. "Blablabla...porque isso ocorre com os VREGETAIS?" Pronto. Já comecei rir e não consigo terminar.
Minutos depois. Explicando a questão de matemática e me sai o "paralepepídimo". Que? Como que fala isso mesmo? Palarepepípedo?....PA-RA-LE-LE-PÍ-PE-DO. Ufa.
Aula de história. E naquela época o que os países estavam fazendo. Eu respondendo pra mim baixinho: "neoconolisnismo". Bom, pelo ao menos essa ninguém ouviu. Por sorte o professor falou "neocolonialismo", porque senão eu teria que ver no caderno!
O dia passa. No fim do dia, quando a chuva parou um pouquinho e pude andar pela rua, vem um pingo e cai bem em cima da minha cabeça. Tanto pior pro cabelo e para as pessoas que não gostam disso, mas eu me senti super sortuda. Nos momentos de negação o melhor é tentar tirar proveito de tudo. Esses pensamentos foram interrompidos quando vi uma árvore verdinha com frutinhas vermelhas! Há quanto tempo não via uma dessas!!!ACELORA! Hum, não. Alocera? Alô, cera? Caramba. A-CE-RO-LA. Até conseguir chegar na palavra o pé de acerola já tinha passado e fiquei com preguiça de voltar para roubar uma.
Palavras e palavras...
Juste encore minute, juste encore minute,
Pour me faire une beauté ou pour une cigarette,
Juste encore minute, juste encore minute,
Pour un dernier frisson, ou pour un dernier geste,
Juste encore minute, juste encore minute,
Pour ranger les souvenirs avant le grand hiver,
Juste encore une minute... sans motif et sans but.
(Carla Bruni - La dernière minute)
Elemento F_útil ?
Idéias e idéias que surgem...
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Ponta do Lápis
Resolvi usar lápis. Quando a rotina começa a martelar muito na minha vida, preciso inovar a mínima coisa que seja. No caso, precisei trocar o meu uso contínuo de lapiseiras (que tenho desde os meus 7 anos) por usar lápis.
Lapiseiras são legais. Até o momento em que elas caem da mesa, e todos os grafites que lá estão quebram-se.
E lá fui eu, toda alegre comprar um lápis e um apontador. Não via a hora de usá-los. Nos primeiros minutos é uma coisa deliciosa. Escrever, escrever e quando a ponta começa ficar a desejar, apontá-la. Girando e girando o lápis. Com a maior delicadeza para ficar perfeito. O mundo se resume em deixar aquela ponta a melhor possível.
Até descobrir que deixar o lápis cair é uma decepção. O grafite quebra. E o pior: a ponta quebra! Ainda mais naquela hora em que o professor está ditando rápido e qualquer segundo é crucial.
Bom, aí é só começar a girar de novo. Quem sabe agora eu consigo uma ponta melhor do que a anterior. E então...quebra de novo!!!
Com lápis ou lapiseira, os grafites irão sempre se quebrar. As decepções irão sempre aparecer. Mas pra quem escreve, são essenciais...
Essencial é também esse sentimento com um mero grafite.
Acho que depois disso...prefiro as lapiseiras mesmo. Sem contar que lápis suja o estojo e a borracha.
Metáforas e metáforas...
Lapiseiras são legais. Até o momento em que elas caem da mesa, e todos os grafites que lá estão quebram-se.
E lá fui eu, toda alegre comprar um lápis e um apontador. Não via a hora de usá-los. Nos primeiros minutos é uma coisa deliciosa. Escrever, escrever e quando a ponta começa ficar a desejar, apontá-la. Girando e girando o lápis. Com a maior delicadeza para ficar perfeito. O mundo se resume em deixar aquela ponta a melhor possível.
Até descobrir que deixar o lápis cair é uma decepção. O grafite quebra. E o pior: a ponta quebra! Ainda mais naquela hora em que o professor está ditando rápido e qualquer segundo é crucial.
Bom, aí é só começar a girar de novo. Quem sabe agora eu consigo uma ponta melhor do que a anterior. E então...quebra de novo!!!
Com lápis ou lapiseira, os grafites irão sempre se quebrar. As decepções irão sempre aparecer. Mas pra quem escreve, são essenciais...
Essencial é também esse sentimento com um mero grafite.
Acho que depois disso...prefiro as lapiseiras mesmo. Sem contar que lápis suja o estojo e a borracha.
Metáforas e metáforas...
terça-feira, 1 de junho de 2010
Carta de Intercâmbio
Fim de semana passado, no camping de despedida AFS, me deparo com essa carta que escrevi depois de 15 dias que cheguei aqui nesse país maravilhoso;
"Camping en Suisse
Às vezes é engraçado pensar que estou aqui faz 15 dias. Não parece (e nem é) muito, mas passou muuuito rápido.
Aos meus pais serei eternamente grata por me proporcionarem essa oportunidade. Sei que daqui a algum tempo sentirei muita falta deles, mas isso vai ser importante para mim.
Minha irmã sei que me fará falta. Das besteiras que falamos e da nossa ligaçao que é muito forte. Ela é realmente uma pessoa muito unica para mim.
Quanto a familia, sei que teremos sempre um elo, inevitáel. Isso é muito bom. Me dão todo o apoio que sempre precisei e que vou precisar.
De outras pessoas não sei o que esperar [...] tudo o que temos em comum e o que construimos está por um fio(ou não), só que isso eu só vou descobrir mais tarde.
Abraços sei vai ser dificil de me acostumar sem eles.
Minha família daqui é super simpática e preocupada comigo também, mas não ao ponto de eu nao me sentir independete. É gostoso poder respirar isso, pela primeira vez de verdade talvez...
Já estava mais que na hora né?
O meu objetivo é poder terminar o meu intercambio feliz comigo mesma. Feliz do meu esforço. Feliz com os outros que eu consegui a minha volta.
Vamos ver como eu me saio nessa!!!!
Jú"
Voilà! E lendo isso eu nao conseguia tirar um sorriso do meu rosto. Ver o trabalho feito. Chegar no meu primeiro mes com todas as minhas "expectativas" completas. Ver que esse ano valeu muito a pena. Mesmo que por muitos meses eu achei que nao conseguiria chegar aqui.
Tem coisa mais gostosa do que chegar de viagem na estaçao e o meu pai hospedeiro estar me esperando na plataforma com um sorriso enorme dizendo: vc acha que eu iria deixar a minha filha voltar a pé pra casa com essa chuva??
Ou senão chegar segunda na escola e ter duas meninas da minha classe que gritam e acenam de longe: Jú!!!!
Conversar no skype com uma das minhas melhores amigas no Brasil como se a gente tivesse se visto ontem e rindo que nem bobas, como sempre fizemos.
Descobrir sentimentos inimaginaveis para mim daqueles olhos que, mesmo depois de 10 meses, ainda aparecem nos meus sonhos.
Aí eu olho pro meu quarto e escuto aquela música. Lembro-me do primeiro dia em que vi-lo. O dia que o medo tomava conta de mim e eu lutava para ser forte e sorrir e achar tudo lindo.
10 meses depois. Eu sorrio para o nada e para o tudo. Já é uma constante em mim. Não preciso fazer esforços. Está dentro de mim gostar daqui.
Mas como eu digo aqui, je me réjouis de rentrer (eu fico feliz de voltar), porque afinal lá é a minha casa e as minhas pessoas que eu amo. Mas aqui é a minha segunda casa e eu vou voltar.
E no fim eu me saí muito bem dessa.
"Camping en Suisse
Às vezes é engraçado pensar que estou aqui faz 15 dias. Não parece (e nem é) muito, mas passou muuuito rápido.
Aos meus pais serei eternamente grata por me proporcionarem essa oportunidade. Sei que daqui a algum tempo sentirei muita falta deles, mas isso vai ser importante para mim.
Minha irmã sei que me fará falta. Das besteiras que falamos e da nossa ligaçao que é muito forte. Ela é realmente uma pessoa muito unica para mim.
Quanto a familia, sei que teremos sempre um elo, inevitáel. Isso é muito bom. Me dão todo o apoio que sempre precisei e que vou precisar.
De outras pessoas não sei o que esperar [...] tudo o que temos em comum e o que construimos está por um fio(ou não), só que isso eu só vou descobrir mais tarde.
Abraços sei vai ser dificil de me acostumar sem eles.
Minha família daqui é super simpática e preocupada comigo também, mas não ao ponto de eu nao me sentir independete. É gostoso poder respirar isso, pela primeira vez de verdade talvez...
Já estava mais que na hora né?
O meu objetivo é poder terminar o meu intercambio feliz comigo mesma. Feliz do meu esforço. Feliz com os outros que eu consegui a minha volta.
Vamos ver como eu me saio nessa!!!!
Jú"
Voilà! E lendo isso eu nao conseguia tirar um sorriso do meu rosto. Ver o trabalho feito. Chegar no meu primeiro mes com todas as minhas "expectativas" completas. Ver que esse ano valeu muito a pena. Mesmo que por muitos meses eu achei que nao conseguiria chegar aqui.
Tem coisa mais gostosa do que chegar de viagem na estaçao e o meu pai hospedeiro estar me esperando na plataforma com um sorriso enorme dizendo: vc acha que eu iria deixar a minha filha voltar a pé pra casa com essa chuva??
Ou senão chegar segunda na escola e ter duas meninas da minha classe que gritam e acenam de longe: Jú!!!!
Conversar no skype com uma das minhas melhores amigas no Brasil como se a gente tivesse se visto ontem e rindo que nem bobas, como sempre fizemos.
Descobrir sentimentos inimaginaveis para mim daqueles olhos que, mesmo depois de 10 meses, ainda aparecem nos meus sonhos.
Aí eu olho pro meu quarto e escuto aquela música. Lembro-me do primeiro dia em que vi-lo. O dia que o medo tomava conta de mim e eu lutava para ser forte e sorrir e achar tudo lindo.
10 meses depois. Eu sorrio para o nada e para o tudo. Já é uma constante em mim. Não preciso fazer esforços. Está dentro de mim gostar daqui.
Mas como eu digo aqui, je me réjouis de rentrer (eu fico feliz de voltar), porque afinal lá é a minha casa e as minhas pessoas que eu amo. Mas aqui é a minha segunda casa e eu vou voltar.
E no fim eu me saí muito bem dessa.
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
À l'invers
Sonhos, na definição, são coisas boas, diferentes dos pesadelos. Na maioria das vezes sonhamos com as coisas que mais desejamos, no entanto impossíveis de acontecer.
Quando sonho com as minhas coisas impossíveis e caio na horrível realidade que tal coisa não pode acontecer...esse para mim é o pior pesadelo.
Quando sonho com as minhas coisas impossíveis e caio na horrível realidade que tal coisa não pode acontecer...esse para mim é o pior pesadelo.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Longe....
Longe eu acabei descobrindo que...
Escutar Chico Buarque é reconfortante (e que quando ele fala francês, tem um sotaque mto fofo)
Ler O Pequeno Príncipe em francês e enteder e filosofar sobre o livro é demais
Fazer bolo para a família de quarta a tarde é simpático e gratificante
É legal ir na biblioteca para escutar música
Matemática não é tão ruim assim
Meus desenhos não são tão ruins como eu pensava
Quem fala que europeus não são frios é mentiroso
As pessoas acham que América Latina é fim do mundo
Acham que no Brasil falamos espanhol e às vezes que a capital é Buenos Aires
Chuva+frio não é uma boa combinação
Frio+dia aberto é a melhor combinação
Algumas pessoas fazem muita falta
Outras pessoas é melhor ficar sem muito contato
Portugueses são cariocas que falam muito rápido(mas muito mesmo) e embolado
Pessoas estranhas são mais abertas
As meninas vão com roupa de desfile de moda e maquiagem pra escola (e eu com meu moletão!)
Escrever faz bem para a alma
Chorar de rir é difícil quando não se tem seus verdadeiros amigos do lado
Pessoas de língua francesa sooooofrem para falar inglês
O tempo passa rápido demais
Eu não queria estar em qualquer outro lugar além daqui agora!
Escutar Chico Buarque é reconfortante (e que quando ele fala francês, tem um sotaque mto fofo)
Ler O Pequeno Príncipe em francês e enteder e filosofar sobre o livro é demais
Fazer bolo para a família de quarta a tarde é simpático e gratificante
É legal ir na biblioteca para escutar música
Matemática não é tão ruim assim
Meus desenhos não são tão ruins como eu pensava
Quem fala que europeus não são frios é mentiroso
As pessoas acham que América Latina é fim do mundo
Acham que no Brasil falamos espanhol e às vezes que a capital é Buenos Aires
Chuva+frio não é uma boa combinação
Frio+dia aberto é a melhor combinação
Algumas pessoas fazem muita falta
Outras pessoas é melhor ficar sem muito contato
Portugueses são cariocas que falam muito rápido(mas muito mesmo) e embolado
Pessoas estranhas são mais abertas
As meninas vão com roupa de desfile de moda e maquiagem pra escola (e eu com meu moletão!)
Escrever faz bem para a alma
Chorar de rir é difícil quando não se tem seus verdadeiros amigos do lado
Pessoas de língua francesa sooooofrem para falar inglês
O tempo passa rápido demais
Eu não queria estar em qualquer outro lugar além daqui agora!
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Hoje antes da aula de matemática eu lembrei do curso de francês...que me lembrou o Happy Hippo (o da foto! hihi très mignon e bon ;P) e que me lembrou a Maria...
Mas aí os pensamentos se interromperam pq o professor ia entregar as provas de matemática corrigidas! Para a minha surpresa...TIREI 4 (VALENDO 6)!!!!!!! Sem conhecer a matéria direito e sem calculadora!
Me achei uma gênia e até me deu vontade de prestar atenção na aula e fazer todos os exercícios bonitinhos e...aprender alguma coisa!!!
domingo, 22 de novembro de 2009
Francês-Français
O francês está em fase de impregnação na minha cabeça. Mas de vez em quando dá aquele pane e eu paro para pensar: poxa, mas que bizarro...e aí ferro! Pq eu não paro mais de pensar! xD
Foi isso que aconteceu um outro dia na escola conversando com duas meninas da minha classe, uma portuguesa e a outra suíça. A gente falando de línguas e tal e eu comentei que o português de Portugal é bem diferente do português do Brasil..."que em Portugal vocêsutilizam o tu, como no francês"...e a suíça virou e perguntou: "vcs usam oque para o tu?". E a portuguesa explicou que nós só temos o vós. Eu fiquei meio em estado de choque...vós?!?!Pois é .. você .. vós merce. Mas por sorte não usamos a mesma conjugação!!!!
E depois voltando da escola sozinha e escutando musiquinha...pensando na conjugação...e comecei ver que por um lado o francês é uma língua incompleta. É isso mesmo! Temos sempre que colocar o sujeito quando vamos usar algum verbo. SEMPRE. Para mim isso soa super repetitivo e chato...porque eu sempre fiz exercícios de português para tirar a repetição contínua de pronomes pessoais. E quando me vejo escrevendo em francês, com aquele monte de pronomes pessoais...às vezes me da desgosto. Mas na verdade temos que fazer isso porque a maioria dos verbos quando se conjuga, as 3 primeiras pessoas do singular e a terceira do plural tem a mesma pronunciação porém quase sempre muda a escrita. Então-porque-esse-monte-de-letra-se-a-gente-não-fala-e-tem-que-colocar-um-monte-de-pronome-pessoal-na-frente?!?!?!?!¬¬" (isso fico nerd pra caramba, eu sei, mas eu precisava! Agradeço a compreensão!xD)
Outra coisa é a negação! Ai como é chato fazer frases negativas...pq como se não bastasse o "ne" antes do verbo tem que colocar o maldito "pas" dps do verbo. E quando entra os complementos de objeto direto ou indireto .. isso piora!!! Aí outro dia eu esqueci de colocar o "pas" dps dp verbo e a pessoa achou q eu tinha falando uma frase afirmativa. Então-porque-falamos-o-ne-se-ninguém-ouve?!?!?!¬¬"
Mas isso são besteirinhas de extrangeiro que consegue achar problemas onde não tem...é simplesmente o ponto de vista...Mas eu acho interessante escrever isso.
Mas quer saber? Eu não troco o meu francês por nenhuma outra língua!
Foi isso que aconteceu um outro dia na escola conversando com duas meninas da minha classe, uma portuguesa e a outra suíça. A gente falando de línguas e tal e eu comentei que o português de Portugal é bem diferente do português do Brasil..."que em Portugal vocêsutilizam o tu, como no francês"...e a suíça virou e perguntou: "vcs usam oque para o tu?". E a portuguesa explicou que nós só temos o vós. Eu fiquei meio em estado de choque...vós?!?!Pois é .. você .. vós merce. Mas por sorte não usamos a mesma conjugação!!!!
E depois voltando da escola sozinha e escutando musiquinha...pensando na conjugação...e comecei ver que por um lado o francês é uma língua incompleta. É isso mesmo! Temos sempre que colocar o sujeito quando vamos usar algum verbo. SEMPRE. Para mim isso soa super repetitivo e chato...porque eu sempre fiz exercícios de português para tirar a repetição contínua de pronomes pessoais. E quando me vejo escrevendo em francês, com aquele monte de pronomes pessoais...às vezes me da desgosto. Mas na verdade temos que fazer isso porque a maioria dos verbos quando se conjuga, as 3 primeiras pessoas do singular e a terceira do plural tem a mesma pronunciação porém quase sempre muda a escrita. Então-porque-esse-monte-de-letra-se-a-gente-não-fala-e-tem-que-colocar-um-monte-de-pronome-pessoal-na-frente?!?!?!?!¬¬" (isso fico nerd pra caramba, eu sei, mas eu precisava! Agradeço a compreensão!xD)
Outra coisa é a negação! Ai como é chato fazer frases negativas...pq como se não bastasse o "ne" antes do verbo tem que colocar o maldito "pas" dps do verbo. E quando entra os complementos de objeto direto ou indireto .. isso piora!!! Aí outro dia eu esqueci de colocar o "pas" dps dp verbo e a pessoa achou q eu tinha falando uma frase afirmativa. Então-porque-falamos-o-ne-se-ninguém-ouve?!?!?!¬¬"
Mas isso são besteirinhas de extrangeiro que consegue achar problemas onde não tem...é simplesmente o ponto de vista...Mas eu acho interessante escrever isso.
Mas quer saber? Eu não troco o meu francês por nenhuma outra língua!
Assinar:
Postagens (Atom)