domingo, 22 de novembro de 2009

Música, violoncelo, orquestra

Música. Algo essencial para mim e que me fez abrir uma porta incrível aqui no intercâmbio: participar de uma orquestra. A Orquestra de Câmara de La Chaux-de-Fonds, da qual alguns jovens (quatro para ser mais exata) fazem parte, alguns adultos e muitos velhinhos. Mas esse que é o mais legal...porque as pessoas de mais idade são muito mais abertas a te receber e dá para conversar facilmente...sem precisar mostrar que vc é "cool" (o francês roubou a expressão do inglês, só não pegou o sotaque...hahaha).
O esquema da orquestra é o seguinte: tem três temporadas de concerto, a primeira em novembro, segunda em março e terceira em junho. Para cada concerto, peças novas. Peças não muito fáceis e super legais de tocar!
Comecei final de agosto na orquestra e ensaiamos "La Forza Del Destino" de Verdi, um concertino de Toshiro Mayuzumi para orquestra e xilofone (isso foi realmente demais), Suíte Pastoral de Chabrier(não tãão legal assim...) e duas peças feitas pelo maestro (Scherzolino Diabolico e Hector et la Vouivre). Durante os ensaios percebi realmente o que é tocar em uma orquestra...estudar em casa e ver que as peças difíceis saiu em praticamente dois meses. Percebi tb que eu detesto que o número oitenta aqui é quatre-vingt (quatro vinte, simj é bizarro), porque meu cérebro burro ainda não acostumou com isso e eu nunca consigo ligar o maldito quatro-vinte com oitenta. Entendo ou quatro, ou vinte, ou até quatrocentos! Mas nunca o maldito oitenta!!! E eu sempre me perdia quando o maestro queria que pegássemos no compasso quatre-vingt...
Aí vc percebe também como q é o esquema dos caras bons e que tocam bem e que se metem a espala. Dos violoncelos...enquanto a gente estava tirando as músicas e ensaiando pra algo dar certo .. de vez em quando ia um violoncelista que tocava bem e que vivia mechendo nas arcadas e tal...para mim o espala era ele! Até que uma semana antes do concerto eu conheci o verdadeiro espala! Que coisa não?! E por mais que o cara toque bem...ele sempre errava naquela entrada que engana todo mundo...ou naquele tempo chato...ou aquela nota, ou aquela arcada. E...tá bom, ele toca bem...mas isso não é motivo para ficar se achando. Violinista já é metido de nascença (hehehe) mas violoncelista quando pega pra ser metido sai de baixo!!!!!!E depois descobri que ele seria o meu professor de cello e que por sorte eu decidi não fazer(aqui tudo é o olho da cara!!).
Sobre o concerto para orquestra e xilofone...na verdade eu acho que aquilo é uma marimba...mas aqui eles falam xilofone. Bom, foi a primeira vez que vi uma marimba tão bem tocada em toda a minha vida. Eu fiquei fascinada. É totalmente especial quando vc escuta um som e lembra de uma cor. Pois é, teve uma parte da música que do nada quando começou o solo de marimba eu lembrei do azul, um azul bonito (não fumei nada não tá!!!).
É...a música!

Um comentário: